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ANDRÉ MEHMARI

BIOGRAFIA

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André Mehmari - pianista, arranjador, compositor e multiinstrumentista, nasceu em Niterói-RJ em 22 de abril de 1977.

 

Considerado um dos maiores expoentes da música criativa brasileira contemporânea, é dono de uma vasta e singular produção que vai do piano solo ao jazz à ópera, ao choro passando pela música orquestral e de câmara até canções populares em mais de cinquenta e cinco álbuns lançados desde 1998, muitos deles produzidos em seu próprio Estúdio Monteverdi, localizado no coração da Mata Atlântica. 

Definido pela crítica especializada como “o músico que melhor personifica uma postura criativa inclusiva” e “o mais fiel retrato e multifacetado das músicas brasileiras”, atuou como solista em mais de quarenta países e em importantes festivais de jazz como o Chivas Jazz, o Heineken Concerts, TIM Festival, Spoleto Festival USA (André Mehmari Trio), Juan Les Pins (França), Umbria Jazz (Itália) além de numerosas turnês nos EUA, Europa e Japão.

 

Atuou com pianista ao lado de Antônio Meneses, Emmanuele Baldini, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Sérgio Santos, Hamilton de Holanda, Ná Ozzetti, Guinga, Mônica Salmaso, Mário Laginha, Chico Pinheiro, Sérgio Santos, Maria João Grancha, Makoto Ozone, Toninho Horta, Fafá de Belém e Alaíde Costa, dentre muitos outros nomes de destaque do cenário nacional e internacional, transcendendo com elegância e brilhantismo gêneros e barreiras estilísticas. 

 

Paralelamente às turnês, produz também música para balés e trilhas sonoras para documentários, séries e filmes. 

 

Em 2022 foi triplamente premiado no Prêmio Profissionais da Música e em 2023 estreou a ópera O Machete e o Concerto para Violoncelo, recebendo o Grande Premio Concerto por sua intensa produção de música clássica naquele ano. 

André Mehmari tornou-se uma referência para os novos pianistas - e vem causando espanto entre os veteranos, pela inteligência harmônica, a capacidade de improviso, a qualidade da composição, o conhecimento profundo da música brasileira.(…) Já consta da lista de nossos grandes 

instrumentistas de qualquer tempo.

 

Mauro Dias, O Estado de São Paulo, 1998

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